SOBRE A VINÍCOLA
A vinícola da família Morgante, que carrega a experiência de cinco gerações de viticultores, está localizada ao norte da Sicília, precisamente na comuna de Grotte, província de Agrigento.
Em 1994, o proprietário Antonio Morgante se uniu ao entusiasmo de seus dois filhos, Carmello e Giovanni, e, ao invés de simplesmente vender suas uvas, como até então faziam, decidiram vinifica-las. Esta decisão veio permeada pelo compromisso em atingir os mais altos padrões de qualidade da uva nativa da ilha, a Nero d'Avola.
Hoje, a Morgante possui cerca de 200 hectares de vinhedos espalhados pela comuna de Grotte, todos plantados exclusivamente com esta uva que tem se mostrado a mais nobre tinta da Sicília. Seus três deliciosos vinhos tornaram-se referências das belas virtudes dessa uva.
DON ANTONIO IGT
Intenso, elegante e marcante. Don Antonio, pois leva o nome e a identidade do patriarca. Perfeita expressão da Nero d’Avola, cepa autóctone da Sicilia aliada a tradição e experiência da família Morgante. Para James Suckling, crítico de vinhos, possui aromas e sabores de amoras, minerais e chá preto, é sutil e linear. Com corpo médio e final fresco.
BIANCO DI MORGANTE IGT
Único Nero D'Avola branco do mundo! Um vinho branco vinificado a partir de uma variedade de uva tinta. É muito aromático, frutado, com acidez equilibrada e final persistente. Surpreendente!
Sicília
A Sicília é a maior ilha do Mar Mediterrêneo e possui importante papel na viticultura da região. O clima, beneficiado pelas brisas costeiras, é ideal para a produção da Nero d'Avola, casta autóctone da região. Outras variedades também são produzidas neste terroir, mas em menor escala.