SOBRE A VINÍCOLA
O Château Sociando-Mallet está localizado na comuna de Saint-Seurin-de-Cadourne, dez quilômetros ao norte de Pauillac, na denominação Haut-Médoc em Bordeaux. Um documento datado de março de 1633 refere-se a terras pertencentes a um aristocrata de origem basca chamado Sociondo. Outro documento, de 1750, menciona vinhas pertencentes a Demoiselle Anne de Sossiondo. Devido a vários erros ortográficos ao longo dos anos, "Sociondo" e "Sossiondo" passou a ser "Sociando".
Os arquivos mostram que Guillaume de Brochon, um advogado monarquista que vivia no Château, foi preso durante a Revolução Francesa em 1793. Os seus bens foram então apreendidos e vendidos em leilão pelo governo revolucionário, e adquiridos pelo seu sogro, Jean Lamothe.
Em 1831, "Mallet" foi adicionado ao nome do Châteu, em consequência do casamento de Marie-Elisabeth Alaret - sobrinha de Lamothe e próprietária do Château - com Achille Mallet. A família Alaret foi proprietária do Château Sociando-Mallet até 1878, quando este passou para as mãos de Léon Simon. Depois disso a propriedade pertenceu a empresa comercial de vinhos de Delor, Louis Roullet, e Emile Tereygeol.
Jean Gautreau adquiriu o Château Sociando-Mallet em 1969 com apenas 5 hectares de vinhedos. Hoje, a propriedade é composta por 83 hectares que produzem cerca de 450.000 garrafas por ano do Château Sociando-Mallet e de seu segundo vinho, La Demoiselle de Sociando-Mallet.
Jean Gautreau faleceu em outubro de 2019, deixando-o para Sylvie, sua única filha, que segue os passos do pai em relação à produção com respeito às vinhas e às pessoas que nela trabalham, produzindo vinhos de qualidade impecável.
CHÂTEAU SOCIANDO MALLET
Um dos vinhos mais prestigiados do norte do Médoc, Château Sociando Mallet é um clássico Cru de Bordeaux.
Segundo o crítico de vinhos James Suckling, na safra 2018 é "um dos melhores Sociando dos últimos tempos, com aromas de mirtilo, groselha e chocolate amargo.
Um pouco de alcatrão e grafite também. Possui um bom corpo e taninos firmes e cremosos com uma textura encantadora. Extremamente bem polido e emocionante".
LA DEMOISELLE DE SOCIANDO MALLET
O Demoiselle de Sociando-Mallet é o segundo vinho do Château Sociando Mallet, produzido a partir das vinhas mais jovens da propriedade, que cobrem cerca de vinte hectares e recebem os mesmos cuidados dados às vinhas que produzem o famoso vinho do Château.
A "demoiselle" é uma espécie de libélula encontrada no Médoc, e é a inspiração para este vinho leve e elegante, ideal para ser apreciado em sua jovialidade.
Bordeaux
Localizada no sudoeste da França, Bordeaux é uma das regiões vinícolas mais prestigiadas do mundo. Com uma extensão de aproximadamente 130 Km da costa do Atlantico ao interior da França, com um clima relativamente quente e úmido, e um solo argilo-calcário bastante pedregoso.
Em torno de 111.000 hectares de vinhedos produzem cerca de 500 milhões de litros de vinho anualmente. A região, que é cortada pelo Rio Garonne, produz as uvas tintas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, e em menor escala Malbec e Carmenère e as variedades brancas Sémillon, Sauvignon Blanc, Muscadelle, Sauvignon Gris, Colombard, Ugni Blanc e Merlot Blanc.