LE DIFESE IGT 2015

Cod: TEN00315

Seja a primeira pessoa a avaliar este produto

Produtor: Tenuta San Guido
País: Itália
tipo: Tinto



Região: Toscana
Uvas: 70% Cabernet Sauvignon e 30% Sangiovese
Volume: 750ml


Pontuação: Robert Parker - 88 pontos

Preço já inclui o novo IPI ?

De acordo com a Medida Provisória número 690/15, convertida em Lei número 13.241 (30/12/2015), desde 01/12/2015 todos os vinhos vendidos no território brasileiro estão sujeitos à cobrança de IPI com alíquota de 10%. Os preços de venda em reais referenciados em nosso site já incluem o valor do IPI.

Disponibilidade: Em estoque

R$346,50
"Bebê" da familia Sassicaia, este tinto é encantador. Encorpado, com taninos e acidez marcantes. Elegante e com final rico. Vale a pena aguardar sua evolução, que como todo bom Supertoscano, promete.

Saiba Mais


Sobre o produtor

Nos anos vinte, estudante em Pisa, Mario Incisa Della Rocchetta sonhava em criar um vinho de raça. O ideal era representado por grandes vinhos de Bordeaux. Depois de diversos experimentos com vários tipos de uva a decisão foi tomada escolhendo a Cabernet Sauvignon pela semelhança que tinha entre a região de Bolgheri na Toscana e a região de Graves em Bordeaux. O nome Sassicaia vem mesmo da constituição do terreno pedregoso ou “sassoso”, daí Sassicaia ou lugar pedregoso. O primeiro vinhedo de Mario Incisa é hoje considerado o berço do Cabernet italiano. Um vinho composto prevalentemente desta uva francesa representando na época uma grande mudança na cultura toscana e piemontesa do Sangiovese e da Nebbiolo, tanto que as primeiras opiniões não eram positivas: os complexos vinhos obtidos da Cabernet Sauvignon necessitavam de um tempo para estruturar-se. De 1948 a 1960 o Sassicaia foi bebido somente na Tenuta, mas a cada ano poucas caixas eram postas para envelhecer nas adegas de Castiglioncello. O Marquês se deu conta que com o tempo seu vinho melhorava, pois aquilo que antes eram considerados defeitos com o tempo foram se tornando virtudes. Em 1965 Mario plantou outros dois vinhedos de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. A safra de 1968 foi a primeira a ser comercializada no mercado com uma receptividade de um Bordeaux premier cru. Nos anos seguintes a cantina foi transferida para um local com temperatura controlada para a fermentação em tanques de aço inox e para o envelhecimento começaram a ser usadas barricas de carvalho francês. A safra de 1985 que alcançou pontuações altíssimas é um divisor de águas para o Sassicaia, pois deu visibilidade e reconhecimento internacional sendo considerada a partir daí por unanimidade um dos grandes vinhos italianos. A terra de Bolgheri continua a proporcionar ao mundo o Sassicaia, um vinho que tem alma nobre e a memória das pedras.

Vinificação

Após a colheita manual, a fermentação acontece por 12 dias em tanques de aço inox, em contato com as cascas e temperatura controlada para Cabernet e Sangiovese. O vinho pronto amadureceu em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses seguido de afinamento em garrafa por mais 3 meses.


Cor: Vermelho rubi intenso.
Aroma: Intenso com destaque para amora e especiarias.
Palato: Encorpado, com taninos e acidez marcantes. Elegante e com final rico. Vai evoluir muito bem.
Harmonização: Ideal com pratos de a base de carne vermelha com molhos delicados, como brasato e carnes de caça como cordeiro e cabrito.
Teor alcoólico: 13.0%